Frigideiras do Cantinho

Braga


Telefone

Clique para visualizar

Região

Norte, Braga



Apresentação

As Frigideiras do Cantinho, casa fundada em finais do séc. XVIII, no ano de1796, é hoje o estabelecimento comercial, no género, mais antigo cidade dos Arcebispos. Criado para a confecção e comercialização das afamadas “FRIGIDEIRAS”, este peculiar estabelecimento mantém, na actualidade e segundo as antiquíssimas normas do séc. XVII, a original receita desta secular especialidade, a qual constitui o segredo da sua reputação em todo o país. Esta casa confecciona as autênticas, verdadeiras e genuínas "FRIGIDEIRAS". Já o célebre escritor Júlio Dinis fez referência a este delicioso pastel de carne no seu “ Os serões da Província”.

Ao longo dos séculos, este estabelecimento sofreu várias remodelações, destacando-se a ocorrida no ano de 1953, com a reconstrução total do edifício. A última, que aconteceu 1997, permitiu a descoberta de importantes achados arqueológicos da época romana – séc. II e III, que formavam uma parte da Bracara Augusta, que podem, hoje, ser vistos e admirados no interior das Frigideiras do Cantinho. Esta casa, éx-libris da cidade de Braga, é motivo de regozijo para os Bracarenses e para todos os visitantes. Pela sua notoriedade, as Frigideiras do Cantinho foram premiadas com o prémio “Os Galardões da Nossa Terra”, no ano de 1999.

Em 2000, ano em que se comemora o Bi-Milenário da cidade de Braga, as Frigideiras do Cantinho entenderam assinalar a data do seu aniversário com o lançamento de um bolo de tradição romana, “O Bolo Romano” – marca registada. A receita deste doce foi adaptada de um tratado de cozinha, da época romana (De rocoqinaria), cuja autoria é atribuída a Apício, que se sabe ter nascido cerca de 25 anos antes de Cristo. Na composição desta receita entram vários alimentos de origem mediterrânica, tais como os frutos secos, o vinho, o mel, as especiarias, para além dos ovos e do leite. Ao saborear este bolo terá certamente o prazer de reavivar o paladar e a memória de alguns dos nossos doces tradicionais, num sinal claro de que o tempo se encarregou de guardar esses segredos culinários...

Visite! Deixe-se encantar...


Menú executivo ao almoço 6€

Venha almoçar na nossa companhia!

Obter indicações:

Morada

Largo São João Souto 1, 4700-326 , Braga

Website

Ver

Horário

Domingo a 5ª feira | 08H00 - 22H00 ;6ª feira e Sábado | 08H00 - 23H00


Serviços

Take-away, Pagamento Multibanco, Pagamento Visa

Comodidades

Panorâmico, Esplanada, Wi-fi, Pedidos especiais, Acesso para deficientes, Ar condicionado

Tipo de Cozinha

Típica, Regional, Tradicional Portuguesa


Tipologia

Centro histórico, Urbano


Lotação

57 pessoas


Preço Almoço

7 euros


Preço Jantar

10 euros


Prémios e Menções

Vídeos

Frigideiras do Cantinho (Braga 12-01-2012)

sergueynov

Atribuir classificação